Etiquetas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Visita aos Laboratórios Abertos - 4º PG

   A turma do 4º PG participou nos Laboratórios Abertos, atividade programada pelo Departamento de Ciências, do Agrupamento de Escolas Damião de Goes.
   Os alunos mais novos estavam muito entusiasmados por visitarem a sede do Agrupamento, especialmente os laboratórios; já os colegas mais crescidos estavam bastante motivados para os receber e aplicarem alguns dos seus conhecimentos. O convívio foi bastante positivo e a vontade de repetir esta forma de aprender instalou-se entre todos... pequenos e graúdos!







quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A família também ensina II - visita do pai Filipe

   Como tinha sido feito o convite, na última vez que visitou a turma da filha Madalena, o pai Filipe veio à sala 7, falar de uma época muito importante para a história nacional: os Descobrimentos.
  
  Como historiador, o pai da Madalena preparou a sua participação na área projeto A família também ensina, procurando cruzar a história nacional com a história local – Gente de Alenquer na expansão portuguesa.

   Revelou a importância das seguintes personagens históricas: Pêro de Alenquer; Pedro Álvares Cabral; Afonso de Albuquerque e Luís Vaz de Camões.


 








 
    Os alunos estiveram muitos atentos e fizeram muitas perguntas.
   Falou-se também do turismo e da sua importância para a conservação dos monumentos.
    Esta foi mais uma aula de história viva em que o pai Filipe fez a turma olhar para Os Lusíadas, especialmente para o terceiro canto, de Luís de Camões: “… Alenquer, por onde soa/ O tom das frescas águas, entre as pedras,/Que murmurando lava…”

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

O nosso desfile de Carnaval... com muita cor, brilho e alegria!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A família também ensina II - apresentação da Carlota

  
   A Carlota apresentou o seu trabalho, no âmbito da área projeto A família também ensina. Por motivos, devidamente justificados, os pais da Carlota não puderam estar presentes mas ajudaram na pesquisa, organização e realização do trabalho. 
 


  






   A Carlota apresentou o trabalho com muito rigor e, por momentos, pareceu uma autêntica professora. Os colegas foram ajudando, sempre que foi preciso, e ficaram muito satisfeitos com os ensinamentos da Carlota. Este foi o trabalho apresentado:

 

Palhacitos - 1º PI/J

   Os alunos turmas do 1º PI e 1º PJ, em articulação com as professoras de atividade de enriquecimento curricular de inglês, construiram estes palhacitos para celebrarem o Carnaval e embelezaram a nossa escola.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Informação - Carnaval

  
   Informa-se que o desfile de Carnaval, do Centro Escolar de Alenquer, tem início previsto para as 10h00m, do dia 17 de fevereiro do corrente ano.

Passado de Alenquer - 3º PC

   Alguns alunos da nossa turma fizeram uma pesquisa sobre o passado de Alenquer. Depois construíram trabalhos para poderem apresentar aos colegas na sala de aula.
   Foi divertido fazer e apresentar estes trabalhos aos colegas.

3ºPC







terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Valentine´s Day - AEC Inglês

Valentine's Day

Partilha - 4º PG


  O Henrique do 4º PG quis comemorar o dia dos amigos, de uma forma muito especial! Com a ajuda da mãe Marta, fez umas "prendas" com um formato muito doce e original. Os colegas da turma ficaram muito surpreendidos com esta partilha e agradecem à amiga Marta e ao amigo Henrique esta deliciosa partilha.  

Dia dos Amigos - 4ºPF/PG

É bom ter amigos... é bom partilhar o que sentimos!



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A família também ensina II - visita da irmã Joana

 







 

  
  A Inês S. recebeu na sala 7, a visita da irmã Joana. Juntas fizeram uma pesquisa sobre o hino nacional e convidaram, todos os meninos e meninas, a perceberem melhor a sua composição. A turma esteve muito atenta e foi muito participativa. 
 
  

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A família também ensina II - visita da mãe Rosário e da irmã Inês

 







  

   A Sofia, da turma PG, recebeu a mãe e a irmã na sala, para a ajudarem a apresentar a evolução da bandeira nacional.
   Os alunos estiveram muito atentos e fizeram muitas perguntas, principalmente em relação à esfera armilar das bandeiras. A mãe e as duas filhas disseram ter gostado muito de fazer este trabalho e que aprenderam enquanto pesquisavam.
 



   No final, em conjunto, cantaram o hino nacional e a Sofia ofereceu aos colegas uma bandeira nacional, símbolo da nossa nação.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Damião de Goes - 4º PG

   Para celebrarem o aniversário de Damião de Goes, os alunos da turma PG, receberam um desafio de escrita! Entre primeira produção, melhoramento de texto, verificação ortográfica e caligráfica, os alunos decidiram serem estes os vencedores:
desafio de escrita

Celebração do nascimento de Damião de Goes

 








  
   As turmas de 4º ano foram convidadas a visitar a biblioteca do Centro Escolar, no âmbito da celebração do nascimento de Damião de Goes, patrono do Agrupamento. À sua espera estavam a doutora Rosário e a professora Fernanda.

   Os alunos viram uma apresentação multimédia que abordava os aspetos mais importantes da vida de Damião de Goes. Curiosos, os alunos fizeram muitas perguntas e estiveram muito atentos.
 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Exposição - turmas PF/PG/PH/PM

   Os alunos das turmas 4º PF/PG/PH, gostam muito de história e têm apresentado trabalhos muitos originais. Organizaram-se e juntaram todos os seus trabalhos, expondo e partilhando o que foram aprendendo.




   A turma do 4º PM, como poetas que são, investigaram sobre algumas personalidades históricas e apresentaram os seus trabalhos na forma de poesias e prosas.